Brasiliana – Journal for Brazilian Studies | 1º/04/17

Chamada para artigos vol. 6 no. 1 da Brasiliana – Journal for Brazilian Studies

 Brasiliana – Journal for Brazilian Studies

Brasiliana é uma revista bianual que pretende ser um fórum dinâmico no qual acadêmicos das diversas disciplinas das Humanidades e das Ciências Sociais são convidados a publicar suas pesquisas, estabelecer discussões acadêmicas e debater as ideias e pesquisas de outros colegas, dentro do campos dos Estudos Brasileiros.

Vol. 6 no. 1 (2017) terá como tema:

“Cartografias Cinematográficas: Sentidos de Lugar no Cinema Brasileiro Contemporâneo”

A chamada ‘virada espacial’ (spatial turn) nos estudos cinematográficos tem testemunhado uma troca produtiva entre a teoria do cinema e a geografia cultural, e levantado novas questões sobre os conceitos de espaço, lugar e paisagem no cinema, além de oferecer novos modelos e ferramentas para análise fílmica. Nos últimos quinze anos, o Brasil produziu e lançou mais de mil filmes, e tem observado um aumento gradual da produção em muitas regiões e estados. Essa diversidade geográfica se reflete nas escolhas narrativas de filmes recentes, por meio das quais novos territórios e grupos sociais são representados.

Este número da revista Brasiliana: Journal for Brazilian Studies busca contribuições originais que tragam novas abordagens para a representação de lugares e paisagens cinematográficas no cinema brasileiro a partir dos anos 1990, mas especialmente no cinema do novo milênio. O número tem como objetivo ampliar a discussão sobre o conjunto de práticas e experiências espaciais em filmes, e sobre o papel dos espaços cinematográficos na construção de sentidos de lugar no cinema. Ademais, considera o papel da espacialidade como uma condição significativa do cinema que pode revelar significados estéticos, políticos, sociais e históricos da imagem cinematográfica.

Convidamos a submissão de artigos com perspectivas interdisciplinares sobre filmes de ficção e documentários, grupos de filmes ou conjuntos de obras de realizadores, que proporcionem novas formas de olhar o cinema brasileiro contemporâneo por meio de sua diversidade geográfica. Estes podem incluir as formas pelas quais as subjetividades estão conectadas ao espaço por meio de representações sociais de classe, gênero e/ou raciais; como a narrativa e os personagens são influenciados pelo espaço e práticas espaciais no mundo contemporâneo e suas circunstâncias, como migração, globalização, desastres naturais, violência, mudanças econômicas; ou como espaços cinematográficos podem evocar sentidos de subjetividade, realidade, memória, afeto, movimento, poder ou deslocamento.

Os artigos devem ser submetidos online antes do dia 1 de abril de 2017 (veja o site com detalhes sobre submissão e orientações aos autores).

Este número será coeditado por Antônio M. da Silva and Mariana Cunha.

 Brasiliana continua aceitando a submissão de artigos de caráter geral sobre o Brasil ou temas brasileiros, bem como resenhas de livros recém-publicados sobre o Brasil.

Para as orientações sobre a publicação, consultar a webpage da revista:

http://ojs.statsbiblioteket.dk/index.php/bras

Dr. Vinicius Mariano de Carvalho

Editor Chefe de Brasiliana – Journal for Brazilian Studies

ABOUT AUTHOR
webgussen