Cineclube Nanook lança e-books do projeto

As Publicações trazem informações baseadas nos dois ciclos temáticos realizados em 2021 Com o nome Cadernos do Cineclube Nanook as publicações trazem registros dos debates que aconteceram nos dois ciclos temáticos realizados no ano de 2021. O primeiro ciclo que marcou a estreia do Cineclube, intitulado “Ficcionalidades no Documentário” aconteceu no período de março a junho, com a realização de quatro sessões (sempre no último sábado de cada mês) inspiradas em documentários que fizeram parte de pesquisas desenvolvidas junto ao Laboratório de Análise de Fílmica. Os filmes contemplados na primeira edição do Caderno foram: Nanook of the North (1922), A vizinhança do tigre (2008), Person (2008) e Branco sai, preto fica (2014).

A segunda edição do Cadernos do Cineclube Nanook traz informações do segundo ciclo do projeto intitulado “Trânsitos no Documentário” com informações sobre os filmes: Santiago (2006), Arquitetura do corpo (2008), Valsa com Bashir (2008) e A short history of the highrise (2013). As duas publicações serão disponibilizadas de forma gratuita e trazem no seu conteúdo, além da transcrição dos debates (recurso que facilita no processo citação em trabalhos e pesquisas acadêmicas), informações relativas à ficha técnica de cada filme discutido e as referências bibliográficas indicadas pelos convidados durante a transmissão dos debates.

A ideia de promover um Cineclube vinculado a um Programa de Pós-Graduação surgiu ainda antes da pandemia, mas ganhou relevância à medida em que se notou um maior acesso a filmes documentários, sobretudo, mediante a disponibilização de tais produções em plataformas de streaming como Youtube e Netflix. Assim, o Cineclube Nanook, mais do que exibir filmes, ao longo do ano, ofereceu ao público a oportunidade de além de assistir aos filmes, ter uma percepção crítica sobre o cinema documentário, compartilhando referências históricas, teóricas e suas diferenças em relação a outras produções audiovisuais.

A publicação Cadernos do Cineclube Nanook é uma ação integrada ao Cineclube Nanook, projeto de extensão do Laboratório de Análise Fílmica (LAF), grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e teve o apoio financeiro da Pró-Reitoria de Extensão (Proext/UFBA) por meio do edital Tessituras – Apoio à Extensão na Pós-graduação (2021) e do edital PAEX-Doc Tessituras (2021).

Para ter acesso às publicações, basta clicar no link abaixo de cada imagem.

Cadernos do Cineclube Nanook – Ficcionalidades no Documentário
 
Cadernos do Cineclube Nanook – Trânsitos no Documentário

Serviço:
Lançamento do Cadernos do Cineclube Nanook
Quanto: Gratuito

ABOUT AUTHOR
Wanderley

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>