Apresentação

 

Beneficiado pelos editais FAPESB 11/2013, de apoio à formação e articulação de redes de pesquisa no Estado da Bahia, e Universal MCTI/CNPq Nº 14/2013, o projeto O cinema musical na América Latina, tem como objetivo, em síntese, a realização de uma cartografia analítica dos musicais cinematográficos latino-americanos de longa-metragem.

O núcleo gestor do projeto é o Laboratório de Análise Fílmica (LAF), liderado pelos professores Guilherme Maia e Francisco Serafim. O LAF integra a linha de pesquisa Análise de Produtos e Linguagens da Cultura Mediática do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA, e congrega professores, pesquisadores e discentes com pesquisa centrada em metodologias e processos de análise fílmica. A rede formada no Estado da Bahia para a realização desta pesquisa conta com a colaboração do curso de Cinema e Audiovisual da UFRB, sob a liderança do Prof. Guilherme Sarmiento, e de docentes e discentes do Centro Universitário Jorge Amado, coordenados pelos professores Francisco Vasconcelos e Leonardo Bião.

O Laboratório de Análise Fílmica opera em dois núcleos: o “Pepa”, dedicado ao cinema de ficção, e o “Nanook”, que estuda o cinema documentário. Nosso recorte de cinema musical, pela própria natureza do LAF, abrange longas-metragens musicais de ficção e documentários musicais, estes últimos compreendidos como filmes que têm como objeto músicos, grupos, movimentos e manifestações musicais.

Interessa-nos muito a natureza singular das obras, suas estruturas e processos internos, as estratégias de produção de efeitos, mas, em igual medida, a relação dinâmica entre os filmes e as contingências políticas, sociais, históricas, culturais, tecnológicas e econômicas que os configuram e neles reverberam. Sem nenhuma perspectiva totalizante, o que nos move são os desejos de contribuir para a geração de um fluxo de distintas visões e escutas sobre os filmes musicais latino-americanos e de compartilhar esse conhecimento com pesquisadores, estudantes e cinéfilos interessados no tema.

Além dos trabalhos de revisão bibliográfica e discussão de obras que ocorrem nas reuniões regulares do grupo, entre as ações estratégicas previstas, estão: o estabelecimento de parcerias com núcleos de pesquisa interessados no cinema e na música popular latino-americanos; elaboração de artigos; realização de cursos e conferências; participação em eventos da área; filmagens de entrevistas com diretores, compositores e pesquisadores; publicação de livros; difusão digital dos produtos da pesquisa e criação de banco de dados.

LOGOS-HOME2