ALTMAN, Rick. (Org.). Genre: The Musical. London: Routledge & Kegan Paul, 1981.
______________. The American Film Musical. Bloomington: Indiana University Press, 1987.
BARRIOS, Richard. A Song in the Dark: The Birth of the Musical Film. Nova Iorque: Oxford University Press, 1995.
COHAN, Steven. (ed.) Hollywood Musicals, The Film Reader. Nova Iorque: Routledge, 2002.
CREEKMUR, Corey. The international film musical. Edinburgh University Press, 2012.
DUNNE, Michael. American Film Musical: Themes and Forms. Jefferson: McFarland, 2004.
FEUER, Jane. The Hollywood Musical. Indiana: Indiana University Press, 1993.
GRANT, Barry Keith. The Hollywood Film Musical. West Sussex. Willey-Blackwell, 2012.
HERZOG, Amy. Dreams of Difference, Songs of the Same: The Musical Moment in Film. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2010.
HISCHAC, Thomas S. The Oxford Companion to the American Musical: Theatre, Film, and Television.
Nova Iorque: Oxford University Press, 2008.
MARSHALL, Bill e STILWELL, Robynn. Musicals: Hollywood and Beyond. Oregon: Intellect Books, 2000.
MORDDEN, Ethan. The Hollywood Musical. New York: St.Martin’s Press, 1981.
MUIR, John K. Singing a New Tune: The Rebirth of the Modern Film Musical from Evita to De-Lovely and Beyond. Nova Iorque: Applause, 2005.
FLINN, Carol. Strains of Utopia: Gender, Nostalgia, and Hollywood Film Music. New Jersey: Princeton University, 1992.
– Artigos (em português)
BONA, Rafael; ESPINOZA, Helia; BUGNOTTO, Nicole. The Beatles e Cinema: Intertextualidade no filme Across the Universe. In:Linguagens – Revista de Letras, Artes e Comunicação, v. 6, n. 1, p. 69-81, Blumenau, 2012. Disponível em: ACESSE AQUI
CARDOSO, Ciro. Apontamentos iniciais para a semiótica de um gênero: o filme musical. In: Revista Esboços, v. 19, n. 27, p. 32-54, Florianópolis, 2012.
– Teses e Dissertações (em português)
MARTUCCI, Maurício. Dialogismo e tradução intersemiótica em Pink Floyd The Wall: Luto e Melancolia na Inglaterra do Pós-Guerra. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), 2011.
REIS, Guilherme. Sweeney Todd: O lado down do gênero musical no cinema.In: Cambiassu – Revista Científica do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), v. 2, n. 5, 2009.
SOUZA, Christine. O show deve continuar: o gênero musical no cinema. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2005.
AUGUSTO, Sérgio. Este mundo é um pandeiro: a chanchada de Getúlio a JK. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
DIAS, Rosângela de Oliveira. Chanchada – Cinema e imaginário das classes populares na década de 50. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1993.
FERREIRA, Suzana C. S.. Cinema Carioca nos Anos 30 e 40: Os filmes musicais nas telas da cidade. Belo Horizonte: PPGH-UFMG, 2003.
PIPER, Rudolf. Filmusical brasileiro e chanchada. Rio de Janeiro: Global, 1977.
– Artigos
CATANI, Afrânio Mendes; SOUZA, José Inácio de Melo. A chanchada no cinema brasileiro.Revista Leitura, São Paulo, n.108, maio de 1991, p.4-5.
CIOCCI, Sandra. O uso da canção na trilha musical da comédia popular da Companhia Atlântida Cinematográfica – 1942/1962. In: Revista Brasileira de Estudos da Canção, v. 1, n. 1, Natal, 2012.
FREIRE, Rafael de Luna. Descascando o abacaxi carnavalesco da chanchada: a invenção de um gênero cinematográfico nacional.Contracampo, 2011.
SHAW, Lisa. A música popular, a chanchada e a identidade nacional na era de Vargas (1930-1945). In:Estudos de cinema: Socine II e III. São Paulo: Annablume, 2000.
VIEIRA, João Luiz. O corpo popular, a chanchada revisitada, ou a comédia carioca por excelência, In:Acervo, revista do Arquivo Nacional, v. 16, n. 1 (jan/jun 2003). Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2003. p. 45-62
_______________. Este é meu, é seu, é nosso – Introdução à paródia no cinema brasileiro. Filme Cultura, Rio de Janeiro, V. XVI, n.41-42, maio 1983.
________________. Música, dança e performance: o corpo em movimento. In:O som no cinema. Rio de Janeiro: Caixa Econômica Federal, 2008.
– Teses e Dissertações (em português)
MACARIO, Leonardo Cortes. A música de carnaval nas chanchadas: o cinema na era do rádio. Monografia de conclusão do curso de Comunicação Social – Habilitação em cinema. Orientador: João Luiz Vieira. Niterói: IACS – UFF, 1995.
________________________. Carnaval Atlântida: o manifesto musical da chanchada carnavalesca. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 1999.
BASTOS, Mônica. Tristezas não pagam dívidas: um estudo sobre a Atlântida cinematográfica SA. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP),1997.