O Haiti é um país com histórico de ocupações estrangeiras, de países como França e Estados Unidos. Este último tomou o território haitiano entre 1915 e 1934. Constatou-se que a área era pobre e subdesenvolvida, o que impunha dificuldades para o avanço do cinema, pois não seria uma atividade rentável (KING, 1994). Em 1957, inicia-se o governo dos Duvalier, François “Papa Doc” e Jean-Claude “Baby Doc”, que, juntos, passaram quase três décadas no poder.

Segundo King (1994), a produção cinematográfica haitiana, que tem seu primeiro longa-metragem realizado na década de 1970, caracteriza-se, neste período, pela denúncia: são mostradas a repressão política e violação dos direitos humanos no país. As películas são veiculadas internacionalmente, expondo assim o regime dos Duvalier. A derrocada do regime não traz grande avanço para as liberdades políticas, pois o país continua a apresentar confrontos de facções pelo poder.

A produção de longas-metragens haitianos é pequena. Em pesquisa no IMDb, foram encontrados 40 títulos, compreendendo todos os gêneros, na história do país. Destes, somente dez foram realizados antes dos anos 2000. A influência estrangeira também é notada na indústria cinematográfica haitiana: 17 dentre os 40 títulos são coproduções, sendo que quase metade deles (nove) inclui a França como parceiro. Este fato é justificável pois o Haiti foi uma colônia francesa, e possui o francês como uma de suas línguas oficiais. É importante ressaltar, no entanto, que mais da metade da produção cinematográfica haitiana registrada neste site de dados é unicamente nacional. Não há nenhum filme, dentre eles, que se enquadre no gênero musical.

 

Hanna Nolasco

Bibliografia

 

PARANAGUÁ, Paulo Antonio. O Cinema na América Latina: Longe de Deus e perto de Hollywood. Porto Alegre: L&PM, 1984.

 

KING, John. El Carrete Magico: una historia del cine latinoamericano. Bogotá: TM Editora, 1994.

Órgãos Representativos

Motion Picture Association of Haiti – www.mpah.org/


Blogs e Publicações

Haiti Cinema – haafcinema.blogspot.com.br/


Universidades e Escolas de Cinema

Cine Institute – cineinstitute.com/