Facom recebe pesquisador alemão para palestra e minicurso sobre cinema latino-americano

Professor da Universidade de Bremen (Alemanha), Peter Schulze estará em Salvador entre os dias 19 e 21 de setembro.

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Faculdade de Comunicação da UFBA (PósCom) recebe o pesquisador alemão Peter Schulze em setembro. Professor da Universidade de Bremen, na Alemanha, Schulze vem a Salvador para duas atividades relacionadas ao cinema latino-americano, sua mais recente pesquisa.

No dia 19/09 (segunda-feira), o professor conduz a palestra “’Cheating muchachitas’: globalização e nacionalismo cultural no filme de tango”. Já nos dias 20 e 21/09 (terça e quarta-feira), oferece o minicurso “Perspectivas Pós-coloniais no cinema latino-americano”. Todas as atividades acontecem na Facom e são abertas ao público interessado em arte, cinema, música, filmes musicais e cinema latino-americano. A palestra e o minicurso serão ministrados em português. Para o minicurso é necessário fazer inscrição gratuita através do link:

A visita do Prof. Peter Schulze é uma atividade gerida pelo Laboratório de Análise Fílmica (LAF), grupo de pesquisa do PósCom, como ação do projeto “O Cinema Musical na América Latina”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). O projeto tem como objetivo, por meio da análise de filmes e de entrevistas, mapear a produção de filmes musicais latino-americanos e o modo como um conjunto de pesquisadores da América hispanohablante e do Brasil observa e analisa as manifestações do cinema musical em seus países. O resultado dessas ações está sendo reunido no livro “Cinema Musical na América Latina: aproximações contemporâneas”, com previsão de lançamento pela Edufba no primeiro semestre de 2017.

Colaboram nessa atividade mais dois grupos de pesquisa do PósCom: Laboratório de Análise de Teleficção (A-Tevê) e Recepção e Crítica da Imagem (Grim), grupos de pesquisa do PósCom-UFBA.

SOBRE PETER SCHULZE
Dr. Peter W. Schulze é pesquisador e professor de cinema na Universidade de Bremen (Alemanha). Já atuou como professor visitante em vários países, inclusive no Brasil, na Inglaterra e na Turquia. Tem nove livros publicados abordando temas como a obra do cineasta Glauber Rocha, a relação entre cinema e globalização e as passagens transmidiáticas de gêneros. Desenvolveu inúmeros eventos culturais e exibições de cinema com curadoria, entre eles “Transposições: a literatura e o cinema no Brasil”, no contexto da Feira de Livros de Frankfurt (2013). Participou no júri de vários festivais internacionais de cinema, mais recentemente no Festival Cinematográfico Internacional do Uruguai, em Montevidéu (2015), e no Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte (2016). Atualmente trabalha num projeto de pesquisa fundada pela DFG (Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa) sobre “Glocalising Modes of Modernity: Transnational and Cross-Media Interconnections in Latin American Film Musicals” ACESSE AQUI >>

ABOUT AUTHOR
webgussen