LIVROS

ALMEIDA, Gabriela M. R.. Por um cinema sem limite: o pensamento audiovisual em História(s) do cinema. In: José Francisco Serafim. (Org.). Godard, imagens e memórias: reflexões sobre História(s) do cinema. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2011, v. , p. 135-153.

 

ANEAS, T. G.  Apontamentos sobre a formação do campo da publicidade brasileira. In: SOUZA, M.C.J. ;BARRETO, R.R.. (Org.). Bordieu e os estudos de mídia: campo, trajetória e autoria. 1ed.Salvador: Edufba, 2014, v. , p. 55-.

 

BAMBA, M.. A ‘Irrupção do outro’ no campo do discurso teórico sobre os cinemas pós-coloniais africanos. In: Marinyze Prates de Oliveira; Maurício Matos; Denise Carrascosa.. (Org.). CARTOGRAFIA DA SUBALTERNIDADE Diálogos no Eixo Sul-Sul. 1ed.Salvador Bahia: EDUFBA, 2014, v. 1, p. 77-98.

 

BAMBA, M. Ler a recepção: para uma análise crítica dos discursos da censura cinematográfica. In: Bamba, Mahomed (Org.). A Recepção cinematográfica: teoria e estudos de casos. 1ed.Salvador: EDUFBA: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2013, v. 1, p. 279-297.

 

BAMBA, M. Estudos da recepção e da espectatorialidade cinematográficas: da teoria aos estudos dos casos (vice versa). In: Bamba, Mahomed (Org.). A Recepção cinematográfica: teoria e estudos de casos. 1ed.Salvador: EDUFBA: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2013, v. 1, p. 07-16.

 

BAMBA, M. Construção de uma narrativa de aprendizagem e mise-en-scène do corpo feminino em Halfaouine e Un été à la Goulette. In: Mahomed Bamba & Alessandra Meleiro. (Org.). Filmes da África e da Diáspora. 1ed.Salvador/Bahia: EDUFBA, 2012, v. 1, p. 261-288.

 

BAMBA, M.. Zizek em The pervert´s guide to cinema: um caso de leitura fílmica performativa e de recepção criativa . In: Gustavo Souza; Laura Cánepa; Maurício de Bragança; Rodrigo Carreiro. (Org.). XIII Estudos de Cinema e Audiovisual Socine – Volume 1. 1ed.: , 2012, v. 1, p. 252-263.

 

BAMBA, M. A dimensão pragmática da narrativa e do discurso dos filmes sobre clima e meio ambiente. In: José Serafim; Sergio Ricardo Lima. (Org.). REPRESENTAÇÕES DO CLIMA, CULTURA, CINEMA. 1ed.Salvador-Bahia: Edufba, 2012, v. 1, p. 00-00.

 

BAMBA, M. Jogo de letras na tela: as marrcas gráficas da enunciação em Histoire(s) du Cinéma. In: José Serafim. (Org.). Godard, Imagense Memórias: rRflexões sobre História(s) do cinema. 1ed.Salvador/Ba: EDUFBA, 2011, v. 1, p. 153-182.

 

BAMBA, M.. O Filme Cult: seus modos de recepção e seus públicos. In: Laura Cápena; Adalberto Müller; Gustavo sousa; Marcelo Vieira; Socine. (Org.). XII Estudos de cinema e Audiovisual. 1ªed.São Paulo, SP: , 2011, v. 1, p. 144-155.

 

BAMBA, M.  O cinema na África: dos contos ancestrais às mistificações cinematográficas. In: Andréa França; Denilson Lopes. (Org.). Cinema, Globalização e Interculturalidade. 1ed.Chapecó- SC: Argos – Editora da Unochapecó, 2010, v. , p. 267-280.

 

 

BARRETO, R. R. Do contexto produtivo às obras: autoria, campo e estilos dos videoclipes. In: José Francisco Serafim. (Org.). Autor e autoria no cinema e na televisão. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2009, v. , p. 155-182.

 

BARRETO, R. R. O valor estético dos videoclipes para canções de filme: marcas autorais como diferencial expressivo. In: Esther Hamburguer; Gustavo Souza; Leandro Mendonça; Tunico Amancio. (Org.). Estudos de Cinema Socine IX. 1ed.São Paulo: Annablume, 2008, v. IX, p. 333-340.

 

BARRETO, R. R. A percepção dos diretores de videoclipes com autores: do contexto específico de produção à interseção com o cinema. In: Rubens Machado Jr.; Rosana Lima Soares; Luciana Corrêa de Araújo. (Org.). Estudos de Cinema Socine VIII. 1ed.São Paulo: Annablume, 2007, v. VIII, p. 57-65.

 

BARRETO, R. R. Onde Tudo Começa: Terra Nostra e O Clone – Uma Experiência de Análise. In: Maria Carmem Jacob de Souza. (Org.). Analisando telenovelas. Rio de Janeiro: e-papers, 2004, v. , p. 87-107.

 

BATISTA, L. R. M.. The Singing Detective e a Tradição do Musical Americano Clássico. In: Rita Capucho; Antonio Costa Valente. (Org.). Avanca Cinema International Conference 2014. 1ed.Avanca: Edições Cine-clube Avanca, 2014, v. , p. 5-1484.

 

BRAGANÇA, Klaus’berg Nippes. Bad trip: as estratégias autorais de produção de encanto de José Mojica Marins em O despertar da besta. In: HAMBURGER, Esther; SOUZA, Gustavo; MENDONÇA, Leandro; AMANCIO, Tunico. (Org.). Estudos de Cinema – Socine IX. 1ed.São Paulo: Annablume / Fapesp, 2008, v. 1, p. 42-51.

 

CARVALHO, L. M. M.. O cinema contemporâneo de Hong Kong: Representando um espaço em desaparecimento. In: João Kennedy Eugênio; Wanderson Lima Torres. (Org.). Cinema e mal-estar na civilização. 1ed.: Editora Max Limonad, 2015, v. 1, p. 181-189.

 

CARVALHO, L. M. M. . Amor à flor da pele e o conceito de melodrama asiático. In: Laura Cánepa; Adalberto Muller; Gustavo Souza; Marcel Vieira. (Org.). XII Estudos de Cinema e Audiovisual. São Paulo: Socine – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2011, v. 2, p. 193-207.

 

CARVALHO, L. M. M. . Modernidade e nostalgia no cinema chinês contemporâneo. In: Samuel Paiva; Laura Canepa; Gustavo Souza. (Org.). XIII Estudos de Cinema e Audiovisual. São Paulo: Socine, 2010, v. , p. 253-268.

 

CARVALHO, L. M. M. . Estratégias de produção de encanto no cinema de Wong Kar-wai. In: Adriano Sampaio; Lilian Reichert Coelho; Sivaldo Pereira da Silva. (Org.). Temas em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Salvador: Edufba, 2003, v. 4, p. 135-150.

 

CESAR, Amaranta. . Esse estranho mundo: um estudo poético do cinema de David Lynch. In: Fernão Pessoa Ramos; Maria Doura Mourão; Afrânio Catani; José Gatti. (Org.). Estdos de Cinema 2000 – SOCINE. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2001, v. 1, p. 40-47.

 

COELHO, Sandra. Deslocamentos e reinvenção do passado no documentário autobiográfico argentino: uma análise de Los Rubios (2003), Fotografías (2007) e Família tipo (2009). In: António Costa Valente; Rita Capucho. (Org.). Avanca/Cinema 2016. 1ed. Avanca: Edições Cine-clube de Avanca, 2016, p. 511-518.

 

COELHO, SANDRA . DAS ESTRATÉGIAS AUDIOVISUAIS UTILIZADAS PARA A ADESÃO AO DEBATE SOBRE A MUDANÇA CLIMÁTICA: uma análise de Receitas para o Desastre (2008) de John Webster. In: SERAFIM, José Francisco; LIMA DE SANTANA, Sergio Ricardo.. (Org.). Representações do Clima, Cultura, Cinema. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2012, v. , p. 1-.

 

COELHO, SANDRA. A INVENÇÃO DA ETNOFICÇÃO EM JAGUAR, DE JEAN ROUCH: uma análise da mise-en-scène do comentário. In: José Francisco Serafim; Guilherme Maia. (Org.). Ouvir o documentário: vozes, música, ruídos. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2015, v. , p. 59-82.

 

COELHO, SANDRA. Jean Rouch, ou das particularidades de uma posição autoral construída no espaço “entre campos”. In: SOUZA, M.C.J.; BARRETO, R.R. (Org.). Bordieu e os estudos de mídia: campo, trajetória e autoria. 1ed.Salvador: Edufba, 2013, v. , p. 128-147.

 

COSTA, F.; SERAFIM, J. F. O espelho, a pedra e a flor: narração, personagem e autoria entre Godard, Cortázar e Cocteau. In: SERAFIM, J. F.. (Org.). Godard, imagens e memórias: reflexões sobre História(s) do Cinema. 1ªed.Salvador: EDUFBA, 2011, v. , p. 183-217.

 

ESTEVES, A. C. Espectatorialidade e o processo de análise narrativa de filmes autorais – algumas considerações. In: Mahomed Bamba. (Org.). A Recepção cinematográfica: teoria e estudos de casos. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2013, v. 1, p. 85-111.

 

GALVÃO, E. M. C. V. Construção de identidade e afirmação no campo: notas para um estudo de trajetória de Lars von Trier. In: SOUZA, M.C.J. ; BARRETO, R.R.. (Org.). Bordieu e os estudos de mídia: campo, trajetória e autoria. 1ed.: , 2013, v. , p. 148-.

 

GOMES, W. S. Princípios de poética (com ênfase na poética do cinema). In: PEREIRA, M.; GOMES, R.; FIGUEIREDO, V.. (Org.). Comunicação, representação e práticas sociais.. 1ed.Rio de Janeiro: Editora PUC, 2004, v. , p. 93-125.

 

LEVIN, Tatiana. Estratégias de aproximação: as vozes de Agnès Varda no documentário Os Catadores e Eu. In: Guilherme Maia, José Francisco Serafim. (Org.). Ouvir o documentário: vozes, música, ruídos. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2015, v. 1, p. 1-218.

 

LEVIN, Tatiana. Dos filmes dos pioneiros aos ‘realizadores da poeira’: que cinema angolano?. In: Maria do Carmo Piçarra; Jorge António. (Org.). Angola, o nascimento de uma nação: o cinema da independência. 1ed.Lisboa: Guerra e paz, 2015, v. 3, p. 75-100.

 

LEVIN, Tatiana. O documentário como representação do real, da injustiça e do conflito: uma análise comparativa de A grande liquidação e Comedores de ferro. In: SERAFIM, José Francisco; SANTANA, Sérgio Ricardo Lima de. (Org.). Narrativas e conflitos. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2014, v. , p. 79-94.

 

LEVIN, Tatiana. Traços persistentes de uma trajetória autoral em História(s) do cinema: o jogo de cena de Jean-Luc Godard. In: José Francisco Serafim. (Org.). Godard, imagens e memórias: reflexões sobre Histórias do cinema. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2011, v. , p. 113-133.

 

MAIA, Guilherme; AZEVÊDO, Euro. O Musical em transe: uma análise de filmes musicais realizados por diretores modernos no Brasil. In: Antonio Costa Valente; Rita Capucho. (Org.). AVANCA CINEMA 2015. 1ed.Avanca, Portugal: Edições Cine-Clube de Avanca, 2015, v. 1, p. 665-672.

 

MAIA, Guilherme. Os filmes musicais no Brasil: uma cartografia preliminar dos musicarnavelescos às cinebiografias contemporâneas. In: Antonio Costa Valente; Rita Capucho. (Org.). AVANCA CINEMA 2014. 1ed.Avanca, Portugal: Edições Cine-Clube de Avanca, 2014, v. 1.

 

MAIA, Guilherme. A boa música: reflexões sobre o valor da música dos filmes. In: SOUZA, M.C.J. e BARRETO, R.R.. (Org.). Bordieu e os estudos de mídia: campo, trajetória e autoria. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2013, v. 1, p. 68-85.

 

MAIA, Guilherme . No coração do real: música e emoção no documentário brasileiro contemporâneo. In: Antônio Costa Valente; Rita Capucho. (Org.). AVANCA CINEMA INTERNATIONAL CONFERENCE 2013. 1ed.Avanca: Edições Cine-Clube de Avanca, 2013, v. 1, p. 701-708.

 

MAIA, Guilherme. SÍNCRESE CÔMICA E RUÍDOS INFIÉIS NO MUNDO AUDIOVISUAL DE JACQUES TATI. In: SERAFIM, José Francisco; LIMA DE SANTANA, Sergio Ricardo. (Org.). Representações do Clima, Cultura, Cinema. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2012, v. 1, p. 38-50.

 

MAIA, Guilherme. Cinema de desassossego: sentidos, sensações e sentimentos no filme noir. In: Cleise Furtado Mendes. (Org.). Dramaturgia, ainda: reconfigurações e rasuras. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2011, v. 1, p. 91-108.

 

MAIA, Guilherme. A música nos filmes de Pedro Almodóvar. In: COUTINHO, Angélica; GOMES, Breno Lira. (Org.). El Deseo: o apaixonante cinema de Pedro Almodóvar. 1ed.Rio de Janeiro: Caixa Cultural, 2011, v. 1, p. 32-34.

 

RAVAZANNO, Lucas. The Singing Detective e a tradição do musical americano clássico. In: Antonio Costa Valente; Rita Capucho. (Org.). AVANCA CINEMA 2014. 1ed.Avanca, Portugal: Edições Cine-Clube de Avanca, 2014, v. 1.

 

SERAFIM, J. F. As vozes de Chris Marker. In: Guilherme Maia; José Francisco Serafim. (Org.). Ouvir o Documentário. Vozes, música, ruídos. 1ed.SALVADOR: Edufba, 2015, v. 1, p. 161-181.

 

SERAFIM, J. F.. Narrativas documentais autobiográficas: o diário filmado. In: Gustavo Soranz; Jennifer Jane Serra; Letizia Osorio Nicoli; Sara Martín Rojo. (Org.). Imagens que falam : olhares contemporâneos sobre cinema, fotografia e audiovisual. 1ed.Campinas: Unicamp/Instituto de Artes, 2015, v. 1, p. 395-406.

 

SERAFIM, J. F.. O mistério Marker: gênese de uma obra autoral. In: Rodrigo Ribeiro Barreto; Maria Carmem Jacob de Souza. (Org.). Bourdieu e os estudos de mídia: campo, trajetória e autoria. 1ed.Salvador: Edufba, 2014, v. , p. 141-155.

 

SERAFIM, J. F.; RAMOS, M. N. . Representação da doença no cinema documentário autobiográfico. In: Antonio Costa Valente; Rita Capucho. (Org.). Avanca Cinema 2014. 1ed.Avanca: Edições Cine-clube de Avanca, 2014, v. , p. 896-901.

 

SERAFIM, J. F.. Conflito indígena no Brasil: o caso Corumbiara. In: José Francisco Serafim; Sérgio Ricardo Lima de Santana. (Org.). Migração e cinema. 1ed.SALVADOR: Edufba, 2014, v. 1, p. 56-64.

 

SERAFIM, J. F.; RAMOS, M. N. . Antropologia fílmica e pesquisa em saúde. In: L. Rangel; J. Guimarães; a. Belens. (Org.). Saberes em Saúde, Ciência e Comunicação. 1ed.Salvador: Edufba, 2014, v. 1, p. 95-110.

 

SERAFIM, J. F. Sociabilidade(s) indigena(s): representação, família e identidade. In: Natalia Ramos; Elisabete Mendes; Ana Isabel Silva; José Porfírio. (Org.). Família, educação e desenvolvimento no século XXI.Olhares interdisciplinares. Portalegre: Instituto Politécnico de Portalegre, 2012, v. , p. 17-20.

 

SERAFIM, J. F.. A REPRESENTAÇÃO DA NATUREZA NA OBRA FÍLMICA DE ROBERT FLAHERTY. In: José Francisco Serafim; Sérgio Ricardo Lima de Santana. (Org.). REPRESENTAÇÕES DO MEIO AMBIENTE CLIMA, CULTURA, CINEMA. 1ed.Salvador: Edufba, 2012, v. 1, p. 125-133.

 

SERAFIM, J. F. Analisando o documentário televisivo. In: Itania Gomes. (Org.). Análise de Telejornalismo: desafios teórico-metodológicos. 1ed.Salvador: Edufba, 2012, v. , p. 393-405.

 

SERAFIM, J. F. Olhares cruzados sobre História(s) do cinema. In: José Francisco Serafim. (Org.). Godard, imagens e memórias. Reflexões sobre História(s) do Cinema. 1ed. Salvador: EDUFBA, 2011, v. 0, p. 17-20.

 

SERAFIM, J. F.. Conversa com Jean Rouch: uma relação dialógica. In: Toutain, L. M. B. Brandão ; GEFFROY, Yannick ; Serafim, José Francisco. (Org.). Perspectivas em informação visual: CULTURA, PERCEPÇÃO E REPRESENTAÇÃO. Salvador: EDUFBA, 2010, v. , p. 179-185.

 

SERAFIM, J. F.. Nascimento e infância no grupo indígena Wasusu (Mato Grosso, Brasil). In: Natália Ramos. (Org.). Nascimento, cultura e sociedade. Lisboa: Universidade Aberta, 2009, v. , p. 87-105.

 

SERAFIM, J. F. O autor no cinema documentário.  In: José Francisco Serafim (Org.). Autor e autoria no cinema e na televisão. 1ed. Salvador: EDUFBA, 2009, v. , p. 26-37.

 

SERAFIM, J. F.. Televisão e documentário: afinidades e desacertos. In: Itania Maria Mota Gomes. (Org.). Televisão e Realidade. Salvador: EDUFBA, 2009, v. , p. 44-58.

ANEAS, TATIANA; MAIA, GUILHERME. O design sonoro de material de arquivo na representação do horror trágico: uma análise de México (2002), de Alejandro González-Iñarritu. Doc On-Line: revista digital de cinema documentario, v. 19, p. 136-152, 2016.

 

ANEAS, T. G.; SOUZA, M. C. J. O processo de canonização do filme 1984 no campo publicitário. Revista Fronteiras (Online), v. 17, p. 12-22, 2015.

 

ANEAS, T. G. Premissas para aplicação da análise fílmica à publicidade audiovisual. Cadernos de Comunicação (UFSM), v. 17, p. 109-125, 2013.

 

BAMBA, M. Os espaços de recepção transnacional dos filmes: propostas para uma abordagem semiopragmática. Crítica Cultural, v. 8, p. 000-000, 2013.

 

BAMBA, M. Os modos de figuração da memória e das experiências diaspóricas em quatro documentários brasileiros. Nuevo Mundo-Mundos Nuevos, p. 00-00, 2012.

 

BAMBA, M. In the name of ‘cinema action’ and Third World: The intervention of foreign film-makers in Mozambican cinema in the 1970s and 1980s. Journal of African Cinemas, v. 3, p. 173-185, 2012.

 

BAMBA, M. Imagens e discursos dos filmes africanos sobre as experiências migratórias e o desejo de alteridade. RUA. Revista Universitária do Audiovisual, v. nº 39, p. Edição nº 39, 2011.

 

BAMBA, M. DO CINEMA COM SOTAQUE E TRANSNACIONAL À RECEPÇÃO TRANSCULTURAL E DIASPÓRICA DOS FILMES. Palíndromo (Online), v. nº 5, p. nº 5; 165-165-195, 2011.

 

BAMBA, M. O parti-pris ideológico e estético de dois brasileiros na formação de um cinema pós-colonial em Moçambique (anos 70-80). Interin (Curitiba), v. 12, p. 1-11, 2011.

 

BAMBA, M. O campo discursivo dos mini-documentários sobre a condição diaspórica no cinema brasileiro. A Cor das Letras (UEFS), v. 12, p. 57-77, 2011.

 

BAMBA, M. O cinema na África: dos contos ancestrais às mistificações cinematográficas. In: Andréa França; Denilson Lopes. (Org.). Cinema, Globalização e Interculturalidade. 1ed.Chapecó- SC: Argos – Editora da Unochapecó, 2010, v. , p. 267-280.

 

BAMBA, M. “Jean Rouch: cineasta africanista?. Devires (UFMG), v. v.6, p. 92-107, 2009.

 

BARRETO, R. R. Consideração sobre a Dimensão Musical dos Videoclipes: A Contribuição de Simon Frith. Textos em Comunicação e Cultura Contemporânea. Salvador: EDUFBA, 2004, v. 4, p. 151-166.

 

BRUNI, Paolo D’Alexandria; CANGUÇU, Cristiano Figueira. Análise das estratégias de efeito no filme Koyaanisqatsi. Doc On-line, v. 6, p. 91-108, 2009.

 

CANARIO, Tiago. Branca de Neve: Pregnant Moments. The Comics Grid, Journal of Comics Scholarship, v. 1, p. 157-159, 2012.

 

CANARIO, Tiago. Sobre a definição e a leitura de histórias em quadrinhos. Rastros (Joinville), v. 15, p. 1-16, 2012.

 

CANARIO, Tiago. A nouvelle manga e a representação do cotidiano: análise semiótica de Le rêve continu. Razón y Palabra, v. 79, p. 1-21, 2012.

 

CANARIO, Tiago. Mangás, animes, juventude e socialização: um estudo sobre o Efeito de Terceira Pessoa. Liinc em Revista, v. 8, p. 493-508, 2012.

 

CANARIO, Tiago. Leitura autobiográfica em O espinafre de Yukiko. RUA. Revista Universitária do Audiovisual, v. 13, p. 1-16, 2012.

 

CANARIO, Tiago; DALMONTE, E. F. Viagem a Shenzhen: construção discursiva na obra de Guy Delisle. Revista FAMECOS (Online), v. 18, p. 348-372, 2011.

 

CARVALHO, L. M. M. Repensando o melodrama no contexto asiático: um estudo sobre a série televisiva sul-coreana Dae Jang Geum. Contemporânea (Salvador), v. 6, p. 11, 2008.

 

CARVALHO, L. M. M. Memories of sound and light: musical discourse in the films of Wong Kar-wai. Journal of Chinese Cinemas, v. 2, p. 197-210, 2008.

 

CARVALHO, L. M. M. Temps, espace et la représentation de la subjectivité dans les films de Wong Kar-wai. Contemporânea (Salvador), v. 4, p. 114-135, 2006.

 

COELHO, Sandra. Petit à petit ou das aventuras de Rouch através do espelho. O Olho da História, v. 23, p. sn, 2016.

 

COELHO, SANDRA. Da etnoficção segundo Jean Rouch: contribuições do processo criativo do cineasta para o pensamento e a prática do documentário. Revista Científica/FAP (Curitiba. Impresso), v. 12, p. 74, 2015.

 

COELHO, SANDRA. A questão da autoria no filme documentário e o caso Jean Rouch: uma perspectiva de análise. Rumores (USP), v. 12, p. 233-252, 2012.

 

COELHO, SANDRA. Perspectivas da análise narrativa no cinema: por uma abordagem da narrativa no filme documentário. Doc On-Line – Revista Digital de Cinema Documentário, v. 11, p. 25-55, 2011.

 

COELHO, SANDRA ; ESTEVES, A. C. A narrativa autobiográfica no filme documentário: uma análise de Tarnation (2003), de Jonathan Caouette. Doc On-Line – Revista Digital de Cinema Documentário, v. 09, p. 19-42, 2010.

 

COELHO, SANDRA . O destino de ser Portugal. CINEMAIS, Rio de Janeiro, n.33, p. 99, 2002.

 

COSTA, F.; OLIVEIRA, R. G. Cavernas e Cinema, Sonho e Narrativa. Comunicación – Revista Internacional de Comunicación Audiovisual, Publicidad y Literatura, v. 01, p. 682-693, 2012.

 

ESTEVES, A. C. O autor e o valor ? Um olhar sobre a obra de Isabel Coixet. Revista Nexi, v. 2, p. 1-15, 2012.

 

ESTEVES, A. C. AUTORIA NO CINEMA E ANÁLISE FÍLMICA: Uma aproximação metodológica. Revista Eletrônica CoMtempo, v. 03, p. 01-10, 2011.

 

ESTEVES, A. C. Espectatorialidade cinematográfica e a experiência ficcional nos filmes baseados em fatos reais. Razón y Palabra, v. 74, p. 01-14, 2010.

 

GALVÃO, E. M. C. V. Ferramentas conceituais para um estudo da afetividade no cinema. Interin (UTP), v. 15, p. 163-174, 2013.

 

GALVÃO, E. M. C. V. Epidemic e a produção de afetos no cinema de Lars von Trier. REBECA. Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, v. 4, p. 191-216, 2013.

 

GOMES, W. S. Estratégias de Produção de Encanto. O Alcance Contemporâneo da Poética de Aristóteles. Textos de Cultura e Comunicação, Salvador, Ba, v. 35, p. 99-125, 1996.

 

GOMES, W. S. La poética del cine y la cuestión del metodo en el análisis fílmico. Significação (UTP), Curitiba, v. 21, n.1, p. 85-106, 2004.

 

LEVIN, Tatiana . “Eu falo de nós para vocês”: subjetividade e performance no documentário Os Catadores e Eu. Doc On-Line – Revista Digital de Cinema Documentário, v. 10, p. 205-223, 2010.

 

LEVIN, Tatiana. O webdocumentário como um documentário feito de uma narrativa interativa, hipertextual e participativa. Doc On-Line: revista digital de cinema documentario, p. 5-32, 2015.

 

LEVIN, Tatiana. Do documentário ao webdoc: questões em jogo num cenário interativo. Doc On-Line: revista digital de cinema documentario, v. 14, p. 71-92, 2013.

 

MAIA, Guilherme; RAVAZZANO, Lucas. O Cinema Musical na América Latina: uma cartografia. Significação: Revista de Cultura Audiovisual, v. 42, p. 212-231, 2015.

 

MAIA, Guilherme; COELHO, Sandra. Em busca do tesouro: rock e juventude em dois momentos do cinema musical brasileiro. Extraprensa (USP), v. 9, p. 124-138, 2015.

 

MAIA, Guilherme; RAVAZZANO, Lucas. A narrativa de duplo foco na dramaturgia do musical cinematográfico clássico de Hollywood. Repertório Teatro & Dança, v. 17, p. 58-66, 2014.

 

MAIA, Guilherme. Canto sem palavras. CineCachoeira – Revista de Cinema da UFRB, v. 1, p. 1, 2013.

 

MAIA, Guilherme; SARMIENTO, Guilherme. Entrevista com Caetano Veloso. CineCachoeira – Revista de Cinema da UFRB, v. 1, p. 1, 2013.

 

MAIA, Guilherme. ASPECTOS DA MÚSICA NO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O FAZER E O PENSAR. Doc On-Line: revista digital de cinema documentario, v. 1, p. 100, 2012.

 

MAIA, Guilherme. Ensaio sobre a música do cinema noir clássico: um panorama de O Falcão Maltês e A marca da maldade’. Tempos Históricos (EDUNIOESTE), v. 14, p. 17-36, 2011.

 

MAIA, Guilherme. Do “lixo” ao luxo: um ensaio sobre a música de pós-produção nos almodramas. Contemporanea (UFBA. Online), v. 8, p. 07, 2010.

 

MAIA, Guilherme. Alguns Aspectos da Música no Cinema Moderno Brasileiro. CineCachoeira – Revista de Cinema da UFRB, v. 1, p. 7, 2010.

 

MAIA, Guilherme. A voz da mulher que chora (em algum lugar do passado): as canções dos filmes de Almodóvar. Repertório Teatro & Dança, v. 11, p. 13-19, 2009.

 

MAIA, Guilherme. Orfeu e Orfeu. A música nas favelas de Marcel Camus e de Cacá Diegues. ArtCultura (UFU), v. N.10, p. 95-109, 2005.

 

OLIVEIRA, V. K. L. O Cinema Industrial da Globo Filmes: Pensando a Constituição de um Cinema Popular no Brasil. Interin (UTP), v. 16, p. 146-157, 2013.

 

OLIVEIRA, V. K. L. Domésticas, O Filme: Um Estudo sobre Narrativa. Cinema Caipira, v. 27, p. 6-10, 2011.

 

ROSAS, I. A. Argentina, Chile e Brasil: uma breve trajetória dos filmes sobre ditadura e um olhar contemporâneo a partir de três filmes. Toma Uno, v. 1, p. 69-83, 2014.

 

SILVA, J. F A. ; SERAFIM, J. F. Perspectiva poética de negociação proposta teórica e me-todológica para discutir o processo de adaptação fílmica de romances. A Cor das Letras (UEFS), v. 1, p. 1-15, 2012.

 

SERAFIM, J. F. A cidade no cinema documental dos anos 1920. Redobra, v. 14, p. 214, 2014.

 

SERAFIM, J. F. Doença e cura no grupo indígena Wasusu. Repertório Teatro & Dança, v. 15, p. 49-52, 2012.

 

SERAFIM, J. F. Sinapse e uebergang: conexões e considerações em dança-teatro. Cadernos do GIPE-CIT (UFBA), v. 25, p. 43-52, 2011.

 

RAMOS, M. N. ; SERAFIM, J. F. Cinema e mise en scène: histórico, método e perspectivas da pesquisa intercultural. Repertório Teatro & Dança, v. 13, p. 89-97, 2010.

 

SERAFIM, J. F. Estratégias fílmicas do documentário antropológico: três estudos de caso. Doc On-Line: revista digital de cinema documentario, v. 03, p. 114-136, 2007.

 

SERAFIM, J. F. . Antropologia fílmica e pesquisa em Ciências Sociais. Cadernos do GIPE-CIT (UFBA), Salvador, v. 11, p. 89-97, 2004.

 

SERAFIM, J. F.; RAMOS, M. N. Cinema documentário, pesquisa e método Desafios para os estudos interdisciplinares. Contracampo (UFF), v. 2, p. 163-178, 2007.

 

SILVA, J. N. Elementos da narrativa na construção do personagem em Ônibus 174. Lumina (UFJF. Online), v. 05, p. 1-12, 2011.

ALMEIDA, G. A. As Duas Faces do Medo: um estudo dos mecanismos de produção de medo nos livros de Stephen King e nos filmes adaptados.

Ano de Obtenção: 2003.

Orientador: Wilson da Silva Gomes.

 

ALMEIDA, Gabriela M. R. O Cinema Punk: um estudo sobre documentários de rock e estratégias de produção de efeitos do filme O Lixo e a Fúria

Ano de Obtenção: 2009.

Orientador: José Francisco Serafim.

 

ANEAS, T. G. Dimensões e Padrões Poéticos do Filme Publicitário Contemporâneo

Ano de Obtenção: 2011.

Orientador: Wilson da Silva Gomes.

 

AZEVEDO, E. OS HERÓIS À MARGEM: um estudo sobre a poética dos anti-heróis em ‘Meteorango Kid Herói Intergaláctico’ e ‘Superoutro’

Ano de Obtenção: 2014.

Orientador: Guilherme Maia de Jesus.

 

BARRETO SEGUNDO, J. D. A Galáxia Distante: Tessitura da intriga na franquia cinematográfica Star Wars (1977, 1980, 1983, 1999, 2002, 2005)

Ano de Obtenção: 2010.

Orientador: Wilson da Silva Gomes.

 

BARRETO, R. R. A Fabricação do Ídolo Pop: a Análise Textual de Videoclipes e a Construção da Imagem de Madonna

Ano de Obtenção: 2005.

Orientador: Wilson da Silva Gomes.

 

BATISTA, L. R. M. Mágica, Sonho e Lembrança: O Cinema de Christopher Nolan

Ano de Obtenção: 2013.

Orientador: Dr. José Francisco Serafim.

 

BRAGANÇA, Klaus’berg Nippes. O estilo horrível: análise dos mecanismos de produção de encanto em quatro filmes de horror de José Mojica Marins.

Ano de Obtenção: 2008.

Orientador: José Francisco Serafim.

 

CANARIO, Tiago. Entre álbum e leitor: traços da vida comum e do homem ordinário no movimento da nouvelle manga

Ano de Obtenção: 2013.

Orientador: Mahomed Bamba.

 

CANGUÇU, Cristiano Figueira. A construção narrativa e plástica do filme Matrix

Ano de Obtenção: 2008.

Orientador: Wilson da Silva Gomes.

 

CARVALHO, Ludmila M. M. A Poética dos Anjos Caídos: Um Estudo sobre o Cinema de Wong Kar-wai

Ano de Obtenção: 2004.

Orientador: Wilson da Silva Gomes.

 

CESAR, Amaranta. A Rosa Azul: estudo poético do cinema de David Lynch

Ano de Obtenção: 2003.

Orientador: Wilson da Silva Gomes.

 

COSTA, Fábio J. R. A Tragédia e o Trágico no Cinema Contemporâneo: um estudo a partir da trilogia de Guillermo Arriaga e Alejandro Iñárritu

Ano de obtenção: 2013

Orientador: Jose Francisco Serafim

 

ESTEVES, A. C. Da autoria e enunciação no cinema: uma análise do autor a partir das estruturas da narrativa

Ano de Obtenção: 2012.

Orientador: Guilherme Maia de Jesus.

 

GALVÃO, E. M. C. V. Cena e sentimento: um estudo sobre estratégias de produção do efeitos emocionais no cinema

Ano de Obtenção: 2011.

Orientador: Wilson da Silva Gomes.

 

LEVIN, Tatiana. A cinescrita de Agnès Varda: a subjetividade incorporada ao campo do documentário

Ano de Obtenção: 2009.

Orientador: José Francisco Serafim.

 

OLIVEIRA, V. K. L. O Cinema Nacional Contemporâneo: A Produção de Fernando Meirelles sob a Perspectiva do Pós-Moderno

Ano de Obtenção: 2013.

Orientador: Mahomed Bamba.

 

PEREIRA, L. P. F. A construção do Personagem e a Singularidade no Documentário Contemporâneo Brasileiro.

Ano de obtenção: 2013

Orientador: José Francisco Serafim.

 

POSSA, N. IRMÃOS DARDENNE: Uma proposta de análise fílmica focada nas fronteiras entre o documental e o ficcional

Ano de obtenção: 2011

Orientador: José Fransisco Serafim.

 

RIBEIRO, C. G. O CINEMA E A REESCRITA DA HISTÓRIA: USOS DO ACONTECIMENTO HISTÓRICO NO CINEMA FICCIONAL DE LUCHINO VISCONTI.

Ano de Obtenção: 2013.

Orientador: Prof. Dr. Guilherme Maia de Jesus.

 

SAPHIRA, Bruno. Sobre Acaso e Documentário.

Ano de Obtenção: 2010.

Orientador: José Francisco Serafim.

 

SILVA, H. L. S. M. A Poética dos Enclausurados: o universo fílmico de Park Chan-wook no contexto do ‘Novo Cinema Coreano’.

Ano de obtenção: 2012

Orientador: Guilherme Maia de Jesus

BARRETO, R. R. Parceiros no Clipe: A Atuação e os Estilos Autorais de Diretores e Artistas Musicais no Campo do Videoclipe a Partir das Colaborações Mondino/Madonna e Gondry/Björk

Ano de obtenção: 2009.

Orientador: Wilson da Silva Gomes.

 

COELHO, Sandra Straccialano. Vozes da etnoficção: autoria e alteridade no cinema de Jean Rouch

Ano de obtenção: 2014.

Orientador: José Francisco Serafim.

 

GUIMARÃES, R. L. D. A dramaturgia como ferramenta de análise fílmica

Ano de obtenção: 2011.

Orientador: Dr. José Francisco Serafim.

 

LEVIN, Tatiana. Narrativa, autoria e participação no webdocumentário.

Ano de obtenção: 2016

Orientador: José Francisco Serafim

 

MAIA, Guilherme. Elementos para uma poética da música do cinema: Ferramentas conceituais e metodológicas aplicadas na análise da música dos filmes Ajuste Final e O homem que não estava lá.

Ano de obtenção: 2007.

Orientador: Wilson da Silva Gomes.

 

SAPHIRA, Bruno. Na vertigem do cinema. Mise en scène, performance e acaso como meios de convivência da ficcionalidade no filme documentário brasileiro contemporâneo

Ano de obtenção: 2016

Orientador: José Francisco Serafim

 

SILVA, J. N. A construção dos personagens e representação da violência urbana nos documentários O rap do pequeno príncipe contra as almas sebosas e Ônibus 174

Ano de obtenção: 2012.

Orientador: José Francisco Serafim.