Ok Guilherme Maia

Guilherme Maia

Coordenador do grupo de Análise de Ficção (Pepa)

Resumo das atividades: Possui graduação em Educação Artística Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2007). É professor da Faculdade de Comunicação da UFBA, do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas e Colaborador do PPGMUS, na mesma instituição. É líder do Laboratório de Análise Fílmica (Facom/UFBA) e pesquisador do DRAMATIS (PPGAC-UFBA). Foi Líder do LIS, grupo de Pesquisa em Teoria, Análise e Criação de Trilhas Sonoras para Produtos Audiovisuais (CAHL/UFRB) e professor de graduação e pós-graduação de cursos da área do Audiovisual na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no Centro Universitário Jorge Amado, na FTC e na Universidade Católica do Salvador. Tem experiência nas áreas de Artes e de Comunicação, com ênfase em análise fílmica e em criação e produção de música para produtos audiovisuais.

José Francisco Serafim

Coordenador do grupo de Análise de Documentário (Nanook)

Resumo das atividades: Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em cinema documentário (antropológico) pela Universidade Paris X – Nanterre (1994), mestrado em Instituição, trabalho e educação – École des Hautes Études en Sciences Sociales (1993) e doutorado em cinema documentário (antropológico) pela Universidade Paris X – Nanterre (2000). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Comunicação – UFBA. Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas e pesquisador do Instituto de Saúde Coletiva/UFBA. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia fílmica, cinema documentário, análise fímica, cinema e ficção.

Ludmila Moreira Macedo de Carvalho

Pesquisadora associada

Resumo das atividades: Possui doutorado em Estudos cinematográficos pela Université de Montreal – Canadá (2009), mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2004) e graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (2002). Integra o grupo de pesquisa Laboratório de Análise Fílmica desde a sua fundação, em 2001, onde atualmente ocupa a função de pesquisadora associada. Pós-doutoranda, professora e pesquisadora associada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia, cinema, crítica, cinemas asiáticos e melodrama.

Sandra Straccialano Coelho

Pesquisadora associada

Resumo das atividades: Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Membro do Laboratório de Análise Fílmica e do Grupo de pesquisa em análise do cinema documentário Nanook. Tem experiência na área de Letras e Cinema, com ênfase em Cinema documentário, Análise fílmica e Língua e Literatura Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria e análise do cinema documentário, análise fílmica, adaptação e análise narrativa.Áreas de interesse: Cinema documentário, Teoria e análise da narrativa cinematográfica

Guilherme Sarmiento da Silva

Pesquisador associado

Resumo das atividades: Professor Adjunto de Dramaturgia e Narrativas Audiovisuais na UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), Doutor e Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Possui graduação em Comunicação Social, habilitação em Cinema, pela Universidade Federal Fluminense (1998). Foi o Coordenador do 1 Festival Brasileiro de Cinema Universitário (FBCU) e co-dirigiu “Conceição Ou Autor Bom é Autor Morto“, primeiro longa produzido pela UFF. Tem experiência como roteirista de longas e curtas-metragens cinematográficos, como “Sudoeste“ e a “A infância da Mulher Barbada“, ambos premiados em editais ou festivais de cinema. Na UFRB, edita a revista eletrônica Cinecachoeira e exerce a função de líder do Núcleo de Pesquisa em Dramaturgia.

Ex-professores

Wilson Gomes

Wilson da Silva Gomes

Fundador-coordenador

2001-2012

Mahomed Bamba

Mahomed Bamba

Pesquisador associado

2010-2015
in memoriam