Revista de Estudios Brasileños | 31/03/17

Revista de Estudios Brasileños é uma publicação semestral e de formato eletrônico, resultado da colaboração acadêmica entre a Universidade de Salamanca (USAL) e a Universidade de São Paulo (USP), em conjunto com Universia, através da sua plataforma de publicações online.

O objeto da revista é a publicação de estudos originais sobre todos os diversos aspectos que configuram a identidade do Brasil, com conteúdos nas áreas de Humanidades, Ciências Sociais e Jurídicas..

Até o próximo 31 de março, está aberto o prazo para envio de artigos para a “Seção Geral”“DossiꔓEntrevistas y “Resenhas” para o número 7 da REB, com data de publicação prevista para julho de 2017.

Na “Seção Geral” serão admitidos trabalhos cujas temáticas se relacionem com alguma das três principais áreas de conhecimento da revista (Humanidades, Ciências Sociais e Jurídicas).

No próximo número, o “Dossiê”, que será coordenado pelo Prof. Dr. Pablo Rey-García (Universidade Pontifícia de Salamanca) e o Dr. Charles Monteiro (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil) terá como temática principal a Fotografia no Brasil. Serão admitidos trabalhos nas seguintes linhas temáticas:

História da fotografia no Brasil
Fotojornalismo (passado e presente da profissão) 
Fotografia documental 
Fotografia e arte
Práticas fotográficas (associacionismo, movimentos sociais, coletivos)
A fotografia como fonte de pesquisa

Pablo Rey é jornalista, fotógrafo e professor de Documentação informativa, Jornalismo gráfico, Fotografia artística e Fotografia publicitária. É Doutor em Comunicação pela Universidad Pontificia de Salamanca, com prêmio extraordinário, Máster em Paz Segurança e Defensa pelo Instituto Universitario Gutiérrez Mellado, Diploma em Estudos Avançados em História Contemporânea pela Universidade de Salamanca. Foi professor convidado na Wright State University de Dayton (Ohio), realizou estágio de pesquisa na Universidade Hebraica de Jerusalém, American University of Beirut e na Universidade de Lovaina, entre outras.

Charles Monteiro é doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC – SP) com bolsa CNPQ e bolsa sanduíche CAPES-PDSE na Université Lumière (França); pós-doutorado (Estágio Sênior com bolsa CAPES) em História Cultural e Social da Arte na Université Paris 1 (Sorbonne). É professor adjunto no Departamento de História, ligado aos programas de pós-graduação em História e em Letras (Escrita Criativa) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Atualmente, é o coordenador do GT Nacional de Cultura Visual, Imagem e História da ANPUH para o biênio 2015-2017. É também coordenador do laboratório de pesquisa em História da Imagem e do Som e editor executivo da revista Estudos Ibero-Americanos do programa de pós-graduação em História da PUC-RS..

Em ambas as seções, “Seção geral” y “Dossiê”, serão especialmente considerados aqueles trabalhos que apresentem resultados de projetos de pesquisa originais. Na seção de “Resenhas” serão admitidos textos sobre aqueles livros publicados até dois anos antes da data de publicação deste call for papers. Os textos podem ser escritos em português, espanhol ou inglês.

A confirmação da publicação será enviada progressivamente, em função do calendário de recepção e publicação dos artigos.

Todas as informações detalhadas sobre extensão dos trabalhos e normas de estilo estão disponíveis em “Diretrizes para autores”.

Baixe aqui a informação completa em espanhol e aqui a informação completa em português.

As pessoas interessadas em enviar trabalhos podem enviar os textos ao e-mail de contato da REBreb@usal.es.

Atenciosamente,

Elisa Duarte

ABOUT AUTHOR
webgussen