Projeto Tendências da Música no Documentário Brasileiro Contemporâneo

(Edital PPP Fapesb-CNPq022/2009)

Realizado entre 28/03/2010 e 28/03/2013, com apoio do edital PPP Fapesb-CNPq022/2009, o projeto partiu da investigações de questões relacionadas aos modos de operação da música em documentários brasileiros contemporâneo, visando a um mapeamento de tendências estéticas, práticas dominantes e discussões em torno da questão. Ao longo do processo, outros elementos da trilha sonora, como as vozes e os ruídos, impuseram-se também como unidades de análise. Além uma série de comunicações em eventos, artigos em revistas, o projeto gerou o I Seminário Internacional Ouvir o Documentário: música, vozes e ruídos, evento realizado em 2012 com comunicações dos pesquisadores Marcius Freire (Unicamp), Rodrigo Carreiro (UFPE), Fernando Morais (UFF), Mahomed Bamba (UFBA), Amaranta César (UFRB), Joceny Pinheiro (Unilab) Eduardo Simões dos Santos Mendes (USP), José Francisco Serafim (UFBA), além da Conferência Stop, look, listen: the sound of documentary film, realizada pelo Prof. Bill Nichols, da San Francisco State University.

Comunicações, artigos, palestras e capítulos de livro produzidos no âmbito da pesquisa:

Comunicações apresentadas pelo coordenador em eventos:

  • Comunicação “Tendências da música no documentário brasileiro contemporâneo” no 14o Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE). Campus da UFPE, 5 a 9 de outubro de 2010.
  • Conferência “Trilha sonora no documentário”, realizada no 1o Festival de Documentários de Cachoeira (CachoeiraDoc), no dia 10/11/2010, como parte da mesa “Música e Invenção no Documentário”, com participação do Prof. Francisco Serafim, consultor deste projeto.
  • Comunicação Música e Documentários: alguns pontos de partida, apresentada na 1a Semana de Pesquisa em Cinema e Audiovisual do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB. Cachoeira, 24/03/2011
  • Comunicação “ Música e documentários: o meio do caminho”, apresentada no XV Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE). Campus da UFRJ, 20 a 24 de setembro de 2011. 

Comunicações de orientandas PIBIC:

  • Comunicação “ A música na obra de João Moreira Salles”, apresentada pela bolsista PIBIC deste projeto, Luara Dal Chiavon, na 1a Semana de Pesquisa em Cinema e Audiovisual do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB. Cachoeira, 22/03/2011
  • Comunicação “ A música no documentário de Eduardo Coutinho”, apresentada pela discente PIBIC voluntária deste projeto, Marina Sena Dias, na 1a Semana de Pesquisa em Cinema e Audiovisual do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB. Cachoeira, 22/03/2011
  • Conclusão da pesquisa PIBIC da discente Luara Dal Chiavon. Comunicação sobre a música na obra do documentarista João Moreira Salles no I Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia – I RECITEC Recôncavo, no período de 13 a 16 de setembro de 2011, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Campus de Cruz das Almas, Bahia.

Trabalhos apresentados nos GTs do Seminário Internacional Ouvir o Documentário: música, vozes e ruídos:

GT1 A música no documentário

  • Funções (emotivas e retóricas) na música em Santiago – Daniel Leão (UFF)

GT2 A voz no documentário

  • Estratégias de Aproximação: As Vozes de Agnés Varda no documentário Os Catadores e Eu – Tatiana Levin (UFBA)
  • “Diamante bruto”: a voz documental na ficção – Glauber Lacerda (UESB)
  • Pesquisa, captação e tratamento de vozes no documentário “Passagem e permanência” – João de Mendonça e Luana Pinto (UFPB)

GT3 A voz no documentário

  • As vozes acusmáticas no curta-metragem Sin Peso, de Cao Guimarães – Marina Ferreira (UFF)

GT4 Trilha sonora no documentário brasileiro

  • Amplificação e artifício no som do documentário brasileiro – Ana Rosa Marques Araujo Teixeira (UFRB)
  • A sonoridade de Santiago – Daniel Leão (UFF)

Palestras nas mesas do Seminário Internacional Ouvir o Documentário: música, vozes e ruídos (SIOD):

  • O documentário como tomada de palavra: reflexões sobre a mise-en-scène da fala e os dispositivos documentais. Profa. Dra. Amaranta Cesar (UFRB)
  • A escuta do comentário no filme antropológico. Prof. Dr. Marcius Freire (UNICAMP)
  • O uso do som em falsos documentários de horror. Rodrigo Carreiro (UFPE)
  • Breves Considerações Acerca dos Sons no Filme Etnográfico. Profa. Dra. Joceny Pinheiro (UFBA)
  • Ver, ouvir e compor: reflexão sobre criação e produção de música para documentários, no contexto de produções de baixo orçamento. Prof. Dr. Guilherme Maia (UFRB/UFBA
  • A música no documentário africano contemporâneo. Prof. Dr. Mahomed Bamba (UFBA)

Conferências realizada no SIOD:

  • Stop, look, listen: the sound of the documentary film. Prof. Bill Nichols, PhD, San Francisco State University. (Conferências realizadas nos auditórios do CAHL/UFRB e da Facom/UFBA)

Capítulos do livro Ouvir o documentário (em fase de edição na Edufba)

  • O filme documentário e a chegada do som. Prof. Bill Nichols (PhD, San Francisco State University)
  • Estratégias de aproximação: as vozes de Agnés Varda no documentário os catadores e eu. Tatiana Levin Lopes da Silva (Doutoranda, UFBA)
  • O documentário como tomada de palavra: reflexões sobre a mise-en-scène da fala e os dispositivos documentais. Profa. Dra. Amaranta Cesar (Doutora, UFRB)
  • A escuta do comentário no filme antropológico. Marcius Freire (Doutor, Unicamp)
  • O uso do som em falsos documentários de horror. Rodrigo Carreiro (UFPE)
  • Breves Considerações Acerca dos Sons no Filme Etnográfico. Profa. Dra. Joceny Pinheiro (Doutora, UNILAB)
  • Sensação e Sentimento: o som do Rap do Pequeno Príncipe contra as Almas Sebosas. Profa. Ms. Ana Rosa Marques (Doutoranda, UFRB)
  • A invenção da etnoficção em Jaguar de Jean Rouch: uma análise da mise en scène do comentário. Sandra Straccialano Coelho (Doutora, UFBA)
  • O Documentário Indireto de Vladimir Carvalho. Sérgio Puccini (Doutor, UFJF)
  • A biografia cantada de A música segundo Tom Jobim. Márcia Carvalho (Doutora, Fapcom)
  • Um cabra marcado pelas canções. Guilherme Maia (Doutor, UFBA)

Publicações do coordenador em periódicos e anais:

  • Artigo “MÚSICA E DOCUMENTÁRIOS: TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS NO BRASIL” nos proceedings do WCCA’2012 – V World Congress on Communication and Art.
  • Artigo “ASPECTOS DA MÚSICA NO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O FAZER E O PENSAR”. Revista Doc on-line, n. 12 (08/2012), ISSN 1646 477X.
  • URL: LINK
  • Artigo “NO CORAÇÃO DO REAL: MÚSICA E EMOÇÕES NO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO”. Publicado nos Anais da International Conference Cinema: art, technology, communication, em Avanca, Portugal, 2014.